sábado, 8 de setembro de 2012

Quero ter uma horta!

Horta e desenvolvimento sustentável

Iniciativas sustentáveis

A jardinagem é uma atividade que pode ajudar na redução das ameaças ao ambiente, promovendo zonas de preservação da natureza que proporcionam refúgios para as espécies e contribuem para um melhor conforto climático nas cidades.
A horta ou o jardim podem assumir vários formatos diferentes, desempenhando um papel importante no desenvolvimento sustentável. Eis alguns exemplos:

Hortas comunitárias

As hortas comunitárias são hortas urbanas geridas por grupos de pessoas. Tratam-se de projetos que permitem não só tomar consciência da importância do respeito pelo ambiente e do consumo de alimentos saudáveis, mas também proporcionando espaços de encontro.

Hortas e inserção social

Os espaços ajardinados podem também proporcionar uma ocupação para jovens sem formação ou adultos em situação de impasse sócio-profissional. Com efeito, as hortas solidárias de inserção social, apoiadas na própria produção, procuram reintegrar socialmente os públicos mais fragilizados graças ao encontro, à solidariedade, à aquisição de competências, à valorização da imagem e à confrontação com as exigências do trabalho que oferecido. Estes projetos permitem também o contacto com a natureza e a produção de vegetais que contribuem para uma alimentação saudável. É um tipo de projeto igualmente desenvolvido em estabelecimentos prisionais.

Hortas pedagógicas

Este tipo de horta tem como objetivo a educação sobre o ambiente, aprendendo a ser um cidadão ecológico. Através das atividades desenvolvidas aprende-se a lidar com uma horta, sozinho e em grupo.
Os jardins ou hortas podem ser, de uma só vez, ecológicos, educativos, solidários e espaços de convívio.

Mais informações

Hortas à volta de casa – Iniciativas de apoio à alimentação sustentável – Alimentação e Bebidas


Autoria Equipa DOLCETA


DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.