Por definição, uma sociedade de consumo é uma sociedade aberta aos riscos. Temos que os saber gerir, prevenir e controlar. É um assunto crucial quer para a Administração quer para as empresas quer para os consumidores:
- se o produto não for seguro abala a economia (mercados interno e externo);
- leva as empresas à falência ou à profunda debilidade económica;
- os consumidores ferem-se ou ficam doentes.
Enfim, todos perdem. Não há "risco zero" nem "zero defeitos". Há sim uma gestão de riscos e uma cultura de segurança na perspectiva do consumidor para saber orientar-se para o uso adequado dos bens e dos serviços.
A saúde é uma responsabilidade partilhada
Até recentemente a saúde obedecia a um modelo paternalista: era o Estado quem definia a natureza dos serviços, cuidados e até a comparticipação dos medicamentos. Este modelo revelou-se insustentável, envelhecemos e as despesas em saúde avolumaram-se assustadoramente, somos mais exigentes e queremos mais informação, passámos a ter direitos e deveres no quadro da saúde, vamos à Internet confirmar a doença que temos. Hoje vivemos numa era de auto-cuidados e os estilos de vida saudáveis são-nos apresentados como uma responsabilidade nossa.
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Autoria Equipa DOLCETA
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro
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