sexta-feira, 6 de julho de 2012

3ª Conferência Internacional de Educação Financeira

http://pmate4.ua.pt/conferencias/edufin2012/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=43

A equipa de disseminação Dolceta Portugal que aqui apresenta regularmente informação presente na plataforma do Projeto Dolceta participou nesta conferência internacional, nos dias 3 e 4 de julho, partilhando contributos que a experiência nos trouxe ao fazermos parte deste ambicioso grupo de trabalho e não menos ambicioso projeto europeu, tendo em conta as nossas áreas de formação e conteúdos elaborados no plataforma europeia, o projeto Dolceta e a nossa ação nas escolas.


Partilham-se aqui os resumos das comunicações apresentadas.

Educar literacia financeira em Portugal: que futuro?

Solange Burri | dolceta.pt@gmail.comEste endere�o de e-mail est� protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter� de estar activado para que possa visualizar o endere�o de email
DOLCETA / Universidade de Aveiro
Resumo: Ensinar literacia financeira em Portugal é uma prática pedagógica que emerge e que merece especial atenção por parte de todos para que, efetivamente, possa surtir efeito no desempenho sustentável das famílias, hoje e amanhã. Ao nível das escolas, a educação em literacia financeira deve respeitar as necessidades de informação dos diferentes nichos populacionais (crianças, jovens e adultos) para que se possa enriquecer, transversalmente, todos os conteúdos lecionados construindo uma ponte entre o ensino escolar e o real quotidiano. DOLCETA é um projeto da Comissão Europeia que pretende tirar o máximo partido da procura de informação na internet para chegar mais perto do consumidor e do professor!
Palavras-chave: educação, consumidor, internet, professor.
Abstract: In Portugal, teaching financial issues to the consumer represents a new pedagogical issue that should catch the attention of all. In this way we can promote a better present and future for the actual society. At the schools, financial pedagogical tools should respect the information needs of the different person ages (children, youngers and adults) to enrich usefully the curricular contents and establish a good relation between the school and the world outdoor. DOLCETA it’s a European Union project that pretends to approach the consumer and the educator for this reality, regarding the use of online resources.
Keywords: pedagogical tools, consumer, internet, teacher.

Porta-moedas Dairas: um exercício de cidadania

José M. G. Pereira | jose.mago.pereira@gmail.comEste endere�o de e-mail est� protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter� de estar activado para que possa visualizar o endere�o de email
Escola EB 2,3 de Dairas
Resumo: A preocupação pela formação da população escolar dos 1º ao 3º ciclos do ensino básico tem sido alvo de atenção e conceção de iniciativas, estratégias em sala de aula e atividades desenvolvidas em meio escolar, envolvendo não só a realização de ações de sensibilização junto de professores, com assistentes operacionais e pessoal administrativo, mas também com pais e encarregados de educação, sobretudo com alunos nos diferentes níveis de escolaridade.
Com esta apresentação pretendemos partilhar o trabalho realizado no Agrupamento de Escolas de Dairas, em Vale de Cambra, a partir do ano letivo de 2008/2009, tendo assumido o projeto Dolceta, um instrumento de sensibilização, informação e formação da comunidade escolar, fundamental para as iniciativas desde então concretizadas.
Palavras-chave: orçamento familiar, consumismo, projeto Dolceta.
Abstract: The concern to inform school population from 1st to 3rd grades from basic education has been subject of attention and initiatives, strategies in the classroom and activities in schools, involving not only the conduct of actions to raise the awareness of teachers, assistants and administrative staff, but also with parents, specially with students at different educational levels. With this presentation, we intend to share the work in Dairas - Vale de Cambra, especially since the academic year 2008/2009, taking over the project Dolceta, a tool for raising awareness, informing and educating school community.
Keywords: familiar budget, consumption, Dolceta project.

A utilização da Matemática na educação financeira

Teresa Ferreira | mtferreira@iscal.ipl.pt Este endere�o de e-mail est� protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter� de estar activado para que possa visualizar o endere�o de email
Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa | ISCAL/IPL

Resumo: Ainda que sem consciência imediata dos adultos, as suas vidas são influenciadas pelas crianças desde o primeiro instante em que vêm ao mundo, ao nível da organização do tempo, ao nível económico, ao nível da saúde, ao nível da reconstrução das suas conceções de vida e outras. Apesar da preponderância dos aspetos culturais, há um reconhecimento, por parte dos adultos, do papel participativo das crianças nas suas vidas. Em que medida a Escola, e em particular, o ensino da Matemática, pode levar para o seio familiar a literacia financeira? Como ensinar Matemática ensinando, simultaneamente, conceitos financeiros básicos? Percentagens, taxas, juros, índices são conceitos matemáticos ou financeiros?
Palavras-chave: Matemática, Literacia Financeira, Escola, Família.
Abstract: Even without immediate awareness, adult’s lives are influenced by the children since the very first moment they are born, in terms of organization of time, economies, health, rebuilding their conceptions of lives and others. In spite of the preponderance of the cultural aspects, there’s an acknowledgement from the adults about the participatory role of the children in their lives. In what extent can the school, and in particularly, the Math’s teaching, take the financial literacy into the family environment? How to teach Math teaching, simultaneously, basic, financial concepts? Are percentages, rates, interest rate, and indexes mathematical or financial concepts?
Keywords: Math, Financial Literacy, School, Family.

Autoria Equipa DOLCETA

DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.