quinta-feira, 19 de julho de 2012

Informar adultos: Sabe quanto sal consome por dia?

Saúde e segurança do consumidor - mais vale prevenir que remediar

Até recentemente a saúde obedecia a um modelo paternalista: era o Estado quem definia a natureza dos serviços, cuidados e até a comparticipação dos medicamentos. Este modelo revelou-se insustentável, envelhecemos e as despesas em saúde avolumaram-se assustadoramente, somos mais exigentes e queremos mais informação, passámos a ter direitos e deveres no quadro da saúde, vamos à Internet confirmar a doença que temos. Hoje vivemos numa era de auto-cuidados e os estilos de vida saudáveis são-nos apresentados como uma responsabilidade nossa.

Quanto sal ingiro por dia?

Educação para a Saúde
A saúde é um conceito positivo, um recurso quotidiano que implica um estado completo de bem-estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doença e/ou enfermidade (OMS, 1946). Dentro desta perspetiva, a Educação para a Saúde deve ter como finalidade a preservação da saúde individual e coletiva.
Educar para a Saúde consiste em dotar de conhecimentos, atitudes e valores que ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à saúde e ao tal bem-estar físico, social e mental.
A ausência de informação incapacita e/ou dificulta a tomada de decisão.

Nesse sentido, avaliar a quantidade de sal que se ingere por dia é fundamental para a saúde do consumidor e um indicador a avaliar, de forma contínuo. Por essa razão, o consumidor deve estar consciente dos riscos que o excesso de sal despoleta na sua saúde, considerando e quantificando no rótulos dos alimentos que consome, a quantidade de sódio existente. Afinal o sódio é um mineral que já faz parte de toda a matriz alimentar, sendo na grande maioria dos casos, adicionada uma quantidade no processamento industrial a fim de conferir ao alimento maior sabor.

A seguir é apresentada uma ferramenta pedagógica para implementar em grupos de formandos, em idade adulta, ou seja, a partir de 18 anos de idade. Contudo, esta atividade pode ser adaptada a outras realidades, de acordo com as necessidades pedagógicas e objetivos que se desejem alcançar.

Faça o download do plano de aula aqui.
Faça o download do questionário de apoio aqui.

Teste os seus conhecimentos, fazendo este teste!

Para informações, recomenda-se igualmente a consulta da seguinte informação complementar, da responsabilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Autoria Equipa DOLCETA


 
DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.