Antes de pensar em reclamar deve garantir que está suficientemente informado para assegurar o sucesso do protesto.
A maioria das empresas, ligadas ao sector financeiro, deve fornecer um serviço gratuito formal de reclamações. Para evitar a reclamação, o consumidor deverá ter acesso a toda a informação e regulamentação sobre os serviços que as empresas prestam.
Após a reclamação, a empresa prestadora do serviço, deverá investigar a legitimidade da mesma e dar uma resposta formalizada por escrito. Se continuar insatisfeito com a resposta, pode, de uma maneira geral:
- conduzir a sua queixa para uma entidade, independente, reguladora; ou
- levar o caso a tribunal.
Por forma a garantir os seus direitos, se entender haver matéria para prosseguir com uma reclamação, deverá seguir os passos que se seguem:
Tem motivos de queixa?
Outros casos, quando um produto ou serviço financeiro não resultou por maus serviços prestados pela empresa que você contratou, como sejam:
- Serem cobradas despesas inesperadas ou excessivas;
- Perder dinheiro por causa da lentidão da administração da empresa;
- Haver uma disputa sobre de quem é a culpa se o dinheiro é roubado de uma conta;
- Lhe forem dadas informações incorretas ou enganosas sobre um produto;
- A empresa não chamar a atenção para uma condição particularmente rigorosa no contrato;
- A empresa não ter executado um pedido expresso seu, ou
- A empresa não lhe ter dado conhecimento sobre as alterações ao contrato. Ler mais
Encontrará, aqui, algumas dicas para melhor expôr a sua reclamação.
Em primeiro lugar, contacte a empresa com os detalhes da sua reclamação. Pode fazer isso por telefone, pessoalmente ou por carta. Ler mais.
Plataforma Dolceta - um mundo de informação e formação do cidadão enquanto consumidor esclarecido!
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário
O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.