Por definição, uma sociedade de consumo é uma sociedade aberta aos riscos. Temos que os saber gerir, prevenir e controlar. É um assunto crucial quer para a Administração Central quer para as empresas quer para os consumidores:
- se o produto não for seguro abala a economia (mercados interno e externo);
- leva as empresas à falência ou à profunda debilidade económica;
- os consumidores ferem-se ou ficam doentes.
Enfim, todos perdem. Não há "risco zero" nem "zero defeitos". Há, sim uma gestão de riscos e uma cultura de segurança na perspetiva do consumidor para saber orientar-se para o uso adequado dos bens e dos serviços.
Consumidores responsáveis
Somos sempre aquilo que comemos:
gozamos o benefício de um regime alimentar equilibrado pela diversidade e pelas proporções ou sofremos na saúde as consequências de excessos ou carências.
O regime alimentar não é tudo. Um estilo de vida saudável aparece associado ao repouso, à actividade física, à vida de relação, ao controlo do "stress".
E cada um de nós?
Como nos alimentamos?
A horas certas ou "contra o relógio"?
Em refeições de "prato e garfo, sentados", ou "numa corridinha e em pé"?
E somos nós saudáveis no estilo de vida que levamos?
São as respostas a estas questões que gostaríamos de ter e poder contar com a tua participação.
Procura ser criativo, ou em respostas breves, ou com a ajuda de uma fotografia do teu dia a dia.
CONTAMOS CONTIGO!!
Para mais informações, consultar:
Vou aceitar o desafio e procurar dar uma das respostas e mais tarde voltar para novos diálogos se existirem outros contributos...
ResponderEliminarA utopia é ter um estilo de vida saudável. Tento esse estilo de vida em fins de semana. De resto a semana acontece num corre corre e normalmente o tempo é a coisa que me permite ou me impede de ter uma alimentação saudável...