terça-feira, 22 de maio de 2012

Afinal, qual o melhor local para comprar alimentos?


Atualmente, o consumidor tem à sua disposição uma vasta opção de locais onde pode realizar as suas compras alimentares. Por esse facto, é importante que esteja informado de que cuidados se deve munir para que, em cada um dos locais enunciados, seja capaz de fazer as melhores escolhas face ao preço e qualidade mas também impedir riscos de saúde que pode detetar.

A compra de alimentos é um ato que requer o envolvimento de uma pessoa responsável, ponderada e capaz de selecionar os melhores alimentos crus ou processados para proporcionar uma alimentação saudável, variada e, acima de tudo segura.

A pessoa responsável pela compra de alimentos pode dirigir-se a vários locais para levar a cabo a aquisição dos mesmos. Dependendo do tipo de alimento que pretende comprar pode eleger um supermercado, hipermercado, venda tradicional (mercado/feira), venda ambulante, loja de produtos específicos (naturais, talho, peixaria), comprar diretamente ao produtor bem como pode utilizar as novas tecnologias de comunicação e efetuar a compra pela Internet.


Supermercados e hipermercados
Nos supermercados e hipermercados observa-se uma enorme variedade de alimentos, marcas oriundas de diversos fornecedores e origens. As grandes superfícies comerciais permitem efetuar compras de géneros alimentícios e outros produtos durante horários mais amplos. Ler mais.

Venda tradicional (mercado/feira)
Este tipo de local de compra de alimentos permite adquirir produtos sazonais a preços reduzidos. Apesar de não ser elevada a possibilidade de escolha de alimentos é notória a frescura dos alimentos disponíveis. Geralmente são vendidas verduras, frutas e, em alguns casos animais vivos. Ler mais.

Venda ambulante

A venda ambulante consiste na venda de produtos alimentares, e outros, na via pública e sujeito a rotação de locais por parte do comerciantes que a pratica, a qual só é permitida mediante a concessão de um Cartão de Vendedor Ambulante (pessoal e intransmissível) atribuído pela Câmara Municipal do concelho da área onde o vendedor exerce a atividade. Ler mais.


Lojas de produtos específicos (naturais, talho, peixe, biológicos, etc)

Apesar de ser cada vez menos frequente a existência de lojas que vendem produtos específicos, ainda surgem algumas em zonas de comércio tradicional. O horário destes estabelecimentos é menor existindo contudo um cuidado acrescido em promover uma empatia entre cliente e comerciante. Ler mais.


Comprar diretamente ao produtor

A compra de produtos diretamente ao produtor normalmente tem lugar na exploração agrícola, sendo possível selecionar os alimentos que se pretendem quando estes ainda estão no local de cultivo. Ler mais.


Comprar via internet

A evolução das novas tecnologias permitiu alargar as possibilidades para aquisição de géneros alimentícios, nomeadamente efetuar compras via Internet. Esta alternativa além de ser extremamente prática permite economizar tempo. Ler mais.

Algumas sugestões:

  • Antes de efectuar a compra de alimentos deve certificar-se que o estabelecimento tem licença para comercializar produtos alimentares crus e/ou processados. Este documento deve estar afixado em local que o público facilmente visualize. Ler mais.


O leitor onde gosta mais de realizar as suas compras? E que dificuldades/limitações encontra nesses locais. Deixe-nos o seu comentário.



Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.