domingo, 27 de maio de 2012

Atividades DOLCETA gratuitas para o Professor



Um dos objetivos do Projeto DOLCETA - Consumer online Education, e talvez o mais importante, é a disseminação da vasta e interessante oferta informativa que dispõe no respetivo site institucional, junto das Escolas do ensino básico, secundário e profissional de Portugal.

Tratando-se este site, de enorme aplicabilidade em áreas quotidianas como a Educação Alimentar, a Literacia Financeira, a Sustentabilidade Ambiental e de Consumo, entre outras, apresenta também um enorme leque de atividades pedagógicas, para que deste modo, o profissional  do ensino na qualidade de educador/professor/formador, possa transversalmente enriquecer, de uma forma rápida e muito eficaz, os programas que leciona dirigidos a distintas faixas etárias: crianças, adolescentes ou adultos.
Estivemos recentemente na Escola EB1 das Ribeiras, em Matosinhos, a dinamizar uma das várias atividades do âmbito da Educação Alimentar, dirigido para crianças sem esquecer de envolver as Famílias neste pertinente tema. A nossa proposta recaiu sobre a atividade "Consumidores Responsáveis" e que consistiu no levantamento e análise de rótulos de vários produtos alimentares, confrontando informação relevante, por vezes desprezada.

A atividade desenvolvida, aplicada a 3 turmas do 4º ano de escolaridade, contabilizou 15 horas de formação pela representante do projeto, Dra. Solange Burri, tendo sido desenvolvidas 2 sessões prévias a cada turma seguidas de um debate final as Famílias. Os pequenos intervenientes compreenderam a importância de interpretar a informação do rótulo alimentar e interiorizaram a responsabilidade que o consumidor também possui na sua escolha alimentar diária. E, na palestra final, onde os pais foram os convidados principais, lembraram  através da apresentação de ilustrados posters, que mesmo em crise, é possível praticar uma alimentação saudável e ainda assim, económica!

Aliar o conhecimento ao quotidiano, é o nosso lema.
Se deseja receber a Equipa Dolceta na instituição onde leciona, contacte-nos! Tratando-se de um projeto comunitário, financiado pela Comunidade Europeia, não existem contrapartidas para a sua Escola. Apenas que use e abuse deste gratuito recurso!

Não deixe de consultar:


Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.