domingo, 20 de maio de 2012

Troca de casa - Crédito à habitação

A CGD lançou na passada quinta-feira um programa de troca de habitação para famílias sobrecarregadas com o empréstimo da casa, que a podem trocar por um crédito mais em conta ou mesmo arrendar. 


Segundo a agência Lusa, por um lado, podem vender a habitação actual aos fundos  de investimento imobiliário para arrendamento da CGD e arrendar outra casa  do fundo com uma renda mais baixa. Além do encargo mensal com a casa baixar,  a família deixa de ter custos como condomínio e imposto municipal sobre  imóveis, ficando ainda com o direito de recompra do imóvel. 
Por outro lado, as famílias podem optar vender a actual casa, comprando  outra propriedade da CGD mais barata, fazendo um novo crédito à habitação  com encargos financeiros mais comportáveis com a sua situação financeira.
Neste caso, o empréstimo para a nova habitação manteria as condições  de financiamento do contrato anterior, ainda que o cliente tenha de suportar  custos de registos e impostos. 
Segundo Paulo Sousa, administrador da Fundimo e director de Financiamento  Imobiliário da CGD, num empréstimo à habitação de 150 mil euros que o cliente  decida trocar por um de 100 mil euros, a diferença de 50 mil euros é deduzida  ao valor que o cliente ainda devia ao banco (para esta simulação de uma  dívida de 120 mil euros), ficando então devedor de 71 mil euros. 
Com esta redução da dívida por troca de habitação, o cliente passa de  um encargo mensal de prestação ao banco de 536 para 276 euros, quase metade  do valor inicial. 

Seja um consumidor informado. Se tem um empréstimo para habitação, ou tenciona comprar casa, informe-se em: 



Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.