sexta-feira, 18 de maio de 2012

Aspetos que influenciarão a escolha de um automóvel

Custos externos das deslocações em viatura

Um certo número de custos provocados pela utilização da viatura (ou por outros meios de transporte) não é tomado à responsabilidade directamente pelos utilizadores e são chamados custos externos, assumidos pela coletividade. Estes são muitas vezes agrupados em duas categorias:
  • Custos associados aos efeitos dos transportes sobre a saúde humana: problemas respiratórios, acidentes na estrada, exposição ao ruído, etc.
  • Custos associados aos efeitos sobre a qualidade ambiental: mudanças climáticas, chuvas ácidas, consumo de recursos fósseis, degradação da paisagem e perda de biodiversidade, etc.
Acrescentemos a isto os custos associados aos engarrafamentos e à congestão do tráfego, que afectam o transporte rodoviário, que fazem perder tempo e produtividade e que custam caro à coletividade.
Contrariamente às outras externalidades, a congestão de tráfego afeta unicamente os utilizadores dos diferentes modos de transporte e por conseguinte não é tido em conta no gráfico seguinte que diferencia os tipos de externalidades associadas a:
  • Transporte rodoviário: viatura particular, motos (MC), autocarros (Bus), veículos utilitários ligeiros (LDV) e veículos pesados (HDV);
  • Transporte ferroviário: passageiros e fretes;
  • Transporte aéreo: passageiros e fretes;
  • Transportes marítimos: via navegável (fretes).
Os custos ligados à construção e à conservação das infraestruturas são igualmente suportados, na maioria dos casos, pelo conjunto da população e não unicamente pelos utilizadores da rede de transportes!

Mais informações





DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.