sexta-feira, 8 de junho de 2012

A dieta mediterrânica



Texto de reflexão de Mário Beja Santos

A dieta mediterrânica, após décadas de cumplicidade com a comida hipercalórica, aparece como uma proposta alimentar credível e simples para a saúde das populações. Não se trata propriamente de uma inovação mas de uma descoberta de como, ao longo de milénios, se alimentaram os povos da bacia do Mediterrâneo. A receita-chave da gastronomia mediterrânica assenta fundamentalmente na diversidade e na mistura. A reunião, a combinação de tantos e tão diversos elementos produz uma maneira de comer sadia, uma concepção estética e um engenho de culturas decorrente do acasalamento de sabores. Acresce que, no Mediterrâneo, há dois tipos de gastronomia: a quotidiana e de festa. A primeira conduz a resultados requintados a partir de elementos mínimos e a segunda produz grandes pratos em que os elementos mínimos são utilizados com abundância e, por vezes, com desmesura.

Os pratos quotidianos do Mediterrâneo constam de uma base vegetal, de condimentos globalizadores (hortaliças), de determinantes (vegetais, carne e peixe) e de outros complementares (especiarias, ervas aromáticas, fruta fresca, vinho, cerveja, etc.). Isto significa que as bases dos pratos quotidianos são cereais, legumes secos e batatas. Quanto aos condimentos globalizadores, abundam as hortaliças refogadas; nos determinantes, que são gosto ao refogado do princípio ao fim, personalizando o sabor das bases neutras, temos as carnes com sabores fortes, mas também se podem utilizar produtos do mar ou vegetais. A matriz original deste regime é a variedade, e aí vale a pena estudar muito mais a alimentação quotidiana que a alimentação festiva. Este regime repousa na frugalidade e simplicidade.
Há quem objete que este regime alimentar exige uma frequência maior de ida às compras, o que é puro sofisma, já que a questão está em saber o que representa a culinária e a gastronomia para quem a pratica. Todos os estudos científicos de índole nutricional exaltam as qualidades deste regime: pobre do ponto de vista energético, contendo muita fibra, dado possuir uma base vegetal e utilizar ervas aromáticas em substituição de elementos altamente calóricos.

O texto apresentado foi adaptado através da inclusão de ligações não existentes no texto inicial presente em http://dolceta.eu/portugal/Mod5/A-dieta-mediterranica.html mas que consideramos ser adequado realizar, bem como a inclusão das fotografias, também não existentes no texto original.




Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.