terça-feira, 12 de junho de 2012

A inovação na Indústria Alimentar


São muito recentes, os novos desenvolvimentos da Ciência no sentido de optimizar os benefícios dos alimentos, rentabilizando o seu potencial nutricional e na menor quantidade a ingerir. As novas tecnologias alimentares são muito interessantes mas o consumidor deve estar informado das implicações que este ramo da Inovação pode trazer para a sua saúde.

Esta técnica, inócua para o consumidor, está implementada na indústria há anos, mostrando-se bastante eficiente na conservação alimentar. Tem como principal objetivo prolongar a validade de certos alimentos, tais como café, cacau, ervas aromáticas e especiarias, ou outros alimentos que permitam a sua aplicação. O processo consiste em submeter os alimentos, já embalados ou a granel, a uma quantidade controlada de radiação proveniente de fontes de energia como raios gama, raios-x ou feixes de eletrões. Ler mais.

Organismos geneticamente modificados (OGM)

Os organismos geneticamente modificados (OGM) representam seres vivos cujo material genético foi modificado através de técnicas modernas de engenharia genética, com o objetivo de atribuir-lhes determinada(s) propriedade(s) com vantagem adicional perante o organismo natural. Quando a modificação no genoma do indivíduo consiste na introdução de genes procedentes de outra espécie alheia (ex. vírus, bactérias, vegetais ou animais) diz-se que o novo indivíduo desenvolvido é transgénico ou origem transgénica. Ler mais.
A clonagem é uma forma de reprodução assistida que permite criar organismos com igual herança genética. A técnica comummente utilizada para a concretizar a clonagem é a transferência nuclear através da qual se substituí o núcleo de um óvulo não fecundado pelo núcleo de uma célula do organismo do animal, formando-se assim um embrião que representa uma cópia do animal que lhe deu origem. Esta manipulação genética realizada em laboratório in vitro é então cuidadosamente transferida para a experimentação in vivo. Ler mais.
A nanotecnologia é o campo da ciência responsável pelo desenvolvimento de novos materiais à escala nano, ou seja menor que um micrómetro, e portanto aplicada ao nível molecular. O seu interesse reside na apresentação de fenómenos e propriedades resultantes da manipulação de novos materiais a uma escala tão pequena permitindo assim a obtenção de produtos com potencial único e custos reduzidos. Os investigadores da Indústria prevêem que a nanotecnologia poderá favorecer variadíssimos campos de aplicação. Ler mais.

Alimentos funcionais

Nos últimos anos verificou-se, nas prateleiras dos supermercados, um aumento significativo de alimentos processados que potenciam o estado de saúde do consumidor, conferindo vantagem metabólica para além do valor nutricional intrínseco. Esta gama de alimentos industrializados, conhecidos como alimentos funcionais, destacam-se do portfolio da Indústria Alimentar por contribuírem, se integrados numa dieta equilibrada e um estilo de vida saudável, para a manutenção da qualidade de vida do consumidor. Ler mais.


Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.