domingo, 17 de junho de 2012

Educação financeira na escola? Porquê?

Não é inédita a preocupação dos professores, e de alguns dirigentes, sobre a iliteracia financeira das populações. Nos dias 3 e 4 de Julho realiza-se a 3º Conferência Internacional de Educação Financeira. Esta conferência tem como tema central "Educação financeira: transversalidade e cidadania" e contará com a presença de dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros, entre os quais o checo Dusan Hradil, responsável pela estratégia nacional de educação financeira do seu país, e o policy analyst na Financional Education and Consumer Protection Unit, da OCDE, Adele Atkinson. 


O programa desta conferência pode aqui ser consultado.

O aparecimento, nestes últimos anos, de alguns projectos sobre a temática da educação financeira nas escolas, onde o DOLCETA se inclui, traduz de alguma forma a resposta a esta preocupação crescente.

O projecto «life – literacia financeira e económica, da escola para a vida» é um projecto educativo, idealizado por professores, que pretende contribuir para a construção da literacia financeira e económica dos alunos dos ensinos básico e secundário. Com este projecto e com os materiais a disponibilizar, pretendem ajudar os professores a promover, com os seus alunos, uma educação financeira e económica elementar e impulsionar o processo de desenvolvimento contínuo de uma educação financeira ao longo da vida. Julgam interpretar, assim, a responsabilidade da escola no desenvolvimento do currículo, considerando que o sistema de ensino não se finaliza em si próprio, mas antes existe para servir e promover a realização e formação integral do aluno.



Autoria Equipa DOLCETA


DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.