sábado, 16 de junho de 2012

A Educação Financeira nas Escolas

Segundo a Direcção-Geral da Educação, a actual crise económica e financeira, aliada à problemática do endividamento e do sobreendividamento das famílias, propicia a oportunidade para que a temática da Educação Financeira se constitua como algo relevante a ser trabalhado com crianças e jovens. De facto a prevenção em relação a estes problemas deve também passar pela educação e formação de crianças e jovens na escola, nomeadamente, o desenvolvimento de uma relação saudável e equilibrada com dinheiro, o espírito empreendedor, bem como a responsabilidade económica, social e ética.
Cada Agrupamento ou Escola não agrupada, no âmbito da autonomia dos estabelecimentos de ensino, deve definir, no seu Projeto Educativo de Escola, as prioridades a dar a estes temas, o tempo e tipo de atividade a desenvolver e os anos escolares em que os alunos os devem trabalhar, considerando o contexto em que se inserem, os problemas educativos identificados e os recursos existentes no agrupamento ou escola e na comunidade.
A equipa DOLCETA disponibiliza aos docentes uma série de propostas de actividades que podem ser realizadas em aula, para diferentes idades e ciclos de aprendizagem.
Para o 2º ciclo, e com o objectivo de conhecer o valor do dinheiro e o que se pode adquirir com um certo montante, comparar preços e fazer as escolhas acertadas e realizar cálculos envolvendo valores monetários, propomos hoje a actividade intitulada "A nossa Moeda". 
Tempo necessário
    1 sessão de 45 minutos e 1 sessão de 90 minutos.
  • Grupo etário
  • dos 9 aos 13 anos.
  • Nível de ensino
  • 2º ciclo do ensino básico.

Contexto Curricular
Matemática
  • Resolução de problemas; 
  • cálculos - somas, subtracções, multiplicações e divisões.
Língua Portuguesa


  • Compreensão, 
  • expressões oral e escrita.

Ferramentas de Ensino e Aprendizagem

  • Caderno
  • Cartolinas, folhas de papel de cores, lápis ou marcadores de cores
  • Computadores
  • Ligação à internet

Competências de Aprendizagem

Comunicação:
  • Exprimir com clareza as suas ideias orais e escritas
  • Organizar informação em tabelas
  • Produzir textos escritos
Atitudes:
  • Respeitar opiniões diferentes da sua
  • Assumir os seus comportamentos e hábitos de consumo
  • Cumprir normas de trabalho em grupo
  • Ser honesto
  • Ser um consumidor esclarecido
  • Desenvolver o gosto pela pesquisa
  • Desenvolver o espírito crítico
Conhecimento processual:
  • Fazer um levantamento de preços de bens de consumo essenciais
  • Fazer registos organizados dos bens de consumo e seus respectivos preços
  • Fazer pesquisas através da internet
Conhecimento substantivo ou de conteúdo:
  • Realizar operações matemáticas simples
  • Conhecer regras de cálculo
  • Traduzir um problema em linguagem matemática

Desenvolvimento da acção

Sessão de 45 minutos
Dividir os alunos em grupos de 3 ou 4 alunos. Propôr a cada grupo de alunos que pesquisem na localidade onde vivem o preço de alguns bens constantes de listas fornecidas pelo professor. Um grupo iria à papelaria, outro à mercearia, outro ao café, outro à drogaria, outro a uma loja de produtos chineses, etc.. Se houver um supermercado acessível pode-se levar lá os alunos e distribuir cada grupo por uma secção do supermercado.
Cada ficha de trabalho fornecida pelo professor deve também conter a referência a um montante em dinheiro e os alunos terão que fazer uma lista com os artigos que poderiam comprar com esse montante.
Os alunos ainda nesta sessão pesquisam os preços na internet de alguns bens constantes de uma lista também fornecida pelo professor. Neste caso devem consultar editoras de livros e outro material didáctico e comparar preços. Devem fazer uma proposta da escolha que considerariam acertada e justificá-la.
Trabalho entre sessões
Visita do grupo à loja que lhe foi atribuída e pesquisar os preços dos vários produtos que constam da lista. No caso de haver várias marcas do mesmo produto os alunos deverão registar não só o produto e o seu preço, mas também a sua marca e o peso ou o número de unidades da embalagem
Dos produtos constantes da lista os alunos devem escolher os que consideram essenciais e determinar quais os produtos que poderiam comprar com o montante em dinheiro que lhes é atribuído.
Sessão de 90 minutos
Cada grupo apresenta ou em power point ou em forma de cartaz os resultados da sua pesquisa na loja ou secção do supermercado que visitou. Também têm que apresentar e justificar a lista de bens de consumo que adquiririam com o montante que lhes foi atribuído.
Fazer uma análise global de todas as apresentações e analisar as justificações feitas pelos vários grupos de alunos.
Ainda nesta sessão os alunos devem trabalhar a ficha de actividades proposta para os alunos do 2º ciclo, como um meio de aplicação dos conhecimentos que adquiriram na execução desta tarefa.



Ver outras propostas no tema CONSUMO do módulo de Literacia Financeira.
Autoria Equipa DOLCETA





DOLCETA PORTUGAL - Educação online para a cidadania
Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

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