segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que podemos segurar?

Vamos falar de alguns seguros existentes à disposição dos consumidores. Todos prevêem o pagamento de um Prémio e portanto é necessária alguma reflexão para a decisão de subscrição. Hoje falaremos de seguro de vida.


A protecção daqueles que mais gostamos é natural. O seguro de vida garante o pagamento de um capital caso ocorra algum imprevisto. Preparar a família para o futuro deixa o segurado mais tranquilo (em vida).

Os seguros de vida são obrigatórios em muitas situações, sendo a mais frequente a sua subscrição no caso de um crédito à habitação, para proteger o valor do imóvel em caso de acontecer algum problema que ponha em risco o pagamento do resto da dívida. Assim, em caso de falecimento fica garantido o pagamento da dívida. A este respeito convém saber o que a Lei estabelece.
Existem muitas variantes dos seguros de vida, alguns incluem combinações entre produtos de investimento e poupança para seguros.
Relativamente aos tipos de apólices de seguros de vida, existem dois tipos básicos:
• Seguro de vida temporário - Estes tipos de seguros de vida não têm a componente de investimento, por isso o consumidor estará a comprar coberturas de vida que duram um certo período, durante o qual pagará uma mensalidade.
• Seguro de vida permanente - Estes são produtos que combinam fundos de investimento no pacote das coberturas. Nestes casos, o consumidor estará a comprar uma apólice que paga um montante fixo no caso de morte mas onde uma parte das suas prestações vai para os investimentos feitos pelas Companhias de Seguros para valorizar esse capital. Os retornos dos fundos de investimento não são garantidos.

Mais informações em

O que podemos segurar


Coordenação nacional da responsabilidade de:
Prof. Doutora Clara Magalhães
Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago / PT 3810-193 Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário foi recebido!
Agradecemos a sua participação neste blog e responderemos tão breve quanto possível. A Equipa DOLCETA.